DIRETORIA

Diretor Presidente e Administrativo

Luiz Henrique dos Santos Barbosa

Diretor Financeiro

Marcelo Henriques da Silva

PENSAMENTO DA DIREÇÃO

Raros foram os momentos em que, com tanta veemência, a Universidade Brasileira parou para olhar para si mesma como nos últimos anos. O despertar da consciência sobre a necessidade da qualidade no ensino reflete-se de forma incisiva no sistema de avaliação montado, sobretudo para o ensino de graduação. O “Provão” é a parte mais visível de todo um processo que está levando as IES a se conhecer melhor e a elevar seus níveis de qualidade.

O aprimoramento, as atualizações constantes, em um universo de mudanças aceleradas, são necessidades cada vez mais evidentes. Esta constatação só destaca a importância das discussões sobre a qualidade no ensino de graduação.

A ênfase à graduação se traduz não apenas no sistema de avaliação, mas, igualmente nos investimentos em recursos materiais e humanos, de modo que se permita aos atores envolvidos no processo avaliativo a descoberta e o uso de seu potencial.

Os cursos se constituem como programas institucionais organizados a partir de um currículo mais específico e direcionados a setores de profissionalização mais especializados. Portanto, ao definirmos a avaliação dos cursos e de seu projeto político-pedagógico, estamos necessariamente visando uma orientação para a ação, impulsionada por dois propósitos básicos: à avaliação de processo que busca corrigir distorções, do planejamento ao desenvolvimento e evolução do curso, em todos os seus aspectos; e à certificação, a validade e a qualidade do curso.

Atentando para os fins a que se destina - monitoração e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem - a análise dos cursos supõe:

  • Avaliação interna (desenvolvida pelos integrantes da própria IES):
  • Avaliação do contexto;
  • Avaliação dos componentes curriculares, aí compreendida a avaliação docente;
  • Avaliação dos alunos.
  • Avaliação externa (feita por especialistas de diferentes áreas não vinculados à FESP):

Para avaliar um curso, é imprescindível atentar para a sua vinculação com o espaço e o tempo em que ele se desenvolve. A descrição das diferentes dimensões institucionais pode contribuir para conferir um poder explicativo aos outros dados a serem coletados.

Pretende-se, nos cursos, que a avaliação de contexto se realizará, inicialmente, com periodicidade anual e sob a coordenação de uma comissão especialmente designada para este fim. Esta comissão será assessorada por uma consultoria e deverá levantar, entre outros, os seguintes indicadores:

  • Condições de infraestrutura (espaço físico, recursos materiais e tecnológicos, espaços físicos especiais);
  • Indicadores do curso (relação oferta-demanda, taxa de produtividade, evasão);
  • Corpo docente (relação professor-aluno, qualificação, produção científica);
  • Corpo técnico-administrativo (número, qualificação, participação em instâncias de decisão);
  • Administração/gestão (instâncias, órgãos colegiados, participação, planejamento).

A avaliação dos componentes curricular pode ser entendida como uma extensão da avaliação de disciplinas e supõe ainda a avaliação de docentes. É uma coleta de dados que viabiliza a análise das experiências de aprendizagem propostas e vivenciadas por cada disciplina, cada prática, cada projeto que integra o curso. Será conduzida pelo colegiado do curso em cada período letivo, almejando atingir os seguintes objetivos:

  • Ajudar os professores a melhorar as condições de desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, instituindo treinamentos em didática e metodologia do ensino;
  • Auxiliar os administradores no processo de tomada de decisões;
  • Orientar os estudantes na escolha de disciplinas e atividades.

A coleta de dados envolverá professores e alunos e deverá ser planejada e executada de forma consensual, usando instrumentos tais como: escalas de classificação, formulários para auto-avaliação, diagnóstico por pequenos grupos, acompanhamento do processo de aprendizagem, etc.

O impacto das IES na aprendizagem e na vida profissional dos que as freqüentaram configura-se como o foco principal dos esforços dos educadores, administradores e especialistas em avaliação da aprendizagem e do desempenho discente. Apesar da ênfase na avaliação do processo, enquanto acompanhamento dos discentes em sua trajetória educacional, não se pode descuidar também dos resultados ou produtos educacionais.

Atualmente, a avaliação dos alunos ocorre através de processo seletivo para admissão, verificação contínua e somativa da aprendizagem, considerando a aquisição de informações e o desenvolvimento de habilidades, e avaliação dos egressos.

Os instrumentos que são utilizados para a coleta de dados, bem como os princípios e fins que orientam a análise, são indicados pelos docentes e administradores com a participação da representação estudantil.

ÚLTIMOS VÍDEOS

Fique sempre bem informado

TOUR VIRTUAL

Navegue pela Fesp Faculdades online

NOSSOS INFORMATIVOS

Cadastre-se e receba nossos informativos por email.

SIGA-NOS NO FACEBOOK

Curta nossa página